A necessidade de entender a recuperação como parte de um processo amplo de diagnóstico, reorganização e preservação de valor das empresas motivou o lançamento de uma trilogia de livros pela Safegold.
Diante do acrescente aumento e dos reiterados recordes de empresas em processos de recuperação judicial, um dos principais conselhos de especialistas é de que os empresários não devem esperar a situação estar desesperadora para tomar uma atitude e mudar as práticas internas.
A necessidade de entender a recuperação como parte de um processo amplo de diagnóstico, reorganização, preservação de valor e retomada da confiança para empresas motivou o lançamento de uma trilogia de livros pela empresa de gestão Safegold, para auxiliar empresários, gestores, consultores e agentes financeiros que atuam nas crises empresariais.
Os livros foram desenvolvidos para aproximar conceitos jurídicos, financeiros e gerenciais da realidade prática das empresas brasileiras, especialmente em um ambiente marcado por crédito mais seletivo, pressão de caixa, inadimplência, custos elevados e necessidade crescente de profissionalização da gestão.
O livro “Turnaround Empresarial: como recuperar controle, caixa e confiança em cenários de crise”, de Ezequiel Douglas Wilbert, apresenta o caminho para empresas que precisam reconstruir controle, caixa e confiança.
A obra mostra que turnaround não é apenas cortar custos, captar recursos ou renegociar dívidas, mas organizar um processo estruturado de diagnóstico, estabilização e retomada de performance. Ezequiel é sócio-fundador e CEO da Safegold, mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Financeira e bacharel em Administração.
O volume “Recuperação Judicial e Extrajudicial: contexto, cabimento e passo a passo”, de Meisson Gustavo Eckardt, oferece uma leitura clara sobre os instrumentos legais disponíveis para empresas em crise.
O livro explica as diferenças entre RJ, RE e falência, detalha etapas, cuidados e critérios para escolha da melhor alternativa, sempre reforçando que recuperação não substitui gestão, mas pode ser uma ferramenta decisiva para preservar empresas viáveis. Meisson é diretor jurídico da Safegold, advogado inscrito na OAB/PR e OAB/SC, especializado em recuperação judicial, recuperação extrajudicial e turnaround empresarial.
Já o livro “Drivers de Resultado: a lógica por trás da performance empresarial”, de Guilherme Henrique Cóta, aprofunda a lógica da performance empresarial. A obra mostra como preço, volume, custos variáveis e custos fixos funcionam como alavancas de resultado, ajudando gestores a compreender onde a empresa ganha, onde perde e onde deve concentrar esforços para melhorar sua rentabilidade. Guilherme Cóta é head de Controladoria da Safegold, especialista em diagnóstico empresarial, controladoria, modelagem econômico-financeira e orçamentos.
Segundo dados do Monitor RGF de Recuperação Judicial, as recuperações bateram novo recorde no primeiro trimestre deste ano. Havia, no fechamento do período, um total de 5.931 empresas em processo de reestruturação no país, o que representa crescimento de 4,4% em relação ao trimestre anterior e de 22% na comparação anual. Entre janeiro e março, 319 pedidos foram deferidos, que somam R$ 18 bilhões.
FONTE: VALOR ECONÔMICO