Telefone: (11) 3578-8624

RECEITA FEDERAL REGISTRA MAIS DE 181 MIL SOLICITAÇÕES DE OPÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL

23 de setembro de 2026

Balanço até 18 de setembro também contabiliza mais de 165 mil pedidos pelo regime regular do IBS e da CBS; contribuintes devem observar os prazos para regularização.

A Receita Federal divulgou o balanço das solicitações de opção pelo Simples Nacional e pelo regime regular de apuração do IBS e da CBS. Até 18 de setembro de 2026, foram registradas 181.172 solicitações de opção pelo Simples Nacional e 165.034 solicitações pelo regime regular do IBS e da CBS.

Entre os pedidos de opção pelo Simples Nacional, 61.623 foram deferidos, enquanto 119.549 foram indeferidos. Os contribuintes que tiveram a solicitação indeferida ainda estão dentro do prazo legal para regularizar as pendências impeditivas.

Prazo para regularização

O prazo para regularização é de 30 dias corridos, contados a partir da ciência do Termo de Indeferimento.

Dentro desse período, o contribuinte deve regularizar as pendências apontadas no termo ou, quando entender que o indeferimento é indevido, apresentar a contestação cabível. A regularização dentro do prazo permite o prosseguimento da solicitação de opção pelo regime.

Os números divulgados correspondem às solicitações recebidas até 18 de setembro e serão atualizados à medida que novos pedidos forem realizados.

Além da regularização das pendências, os contribuintes devem observar o prazo geral para solicitação de opção pelo Simples Nacional para 2027, que termina em 30 de setembro de 2026. A opção, se deferida, produzirá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2027.

Informações sobre os procedimentos de opção, acompanhamento das solicitações e regularização de pendências estão disponíveis nos canais oficiais da Receita Federal.

FONTE:  FENACON – POR FERNANDO OLIVAN

 

 

Receba nossas newsletters