Telefone: (11) 3578-8624

ATUALIZAÇÃO DA PLANTA GENÉRICA DE VALORES E MUDANÇAS NO SISTEMA TRIBUTÁRIO SERÃO DISCUTIDAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CCJ

22 de outubro de 2021

Prevista no PL (Projeto de Lei) 685/2021 de autoria do Executivo, a matéria prevê também ajustes no sistema tributário da cidade.

A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) realiza, na próxima segunda-feira (25/10), às 10h, uma Audiência Pública para discutir a proposta de atualização da Planta Genérica de Valores da cidade de São Paulo. Prevista no PL (Projeto de Lei) 685/2021 de autoria do Executivo, a matéria prevê também ajustes no sistema tributário da cidade.

O projeto já foi votado e aprovado em primeiro turno na Sessão Plenária do último dia 19 de outubro. Além disso, será tema de uma subcomissão de estudos da Comissão de Finanças e Orçamento junto à proposta de Reforma Administrativa (PL 651/2021).

Planta Genérica de Valores

A Planta Genérica de Valores estabelece valores do metro quadrado de terrenos e de construções, tendo como base as particularidades de cada uma das diferentes áreas da cidade. Com isso, é possível calcular o valor venal dos imóveis e fixar a cobrança do IPTU.

Reforma Tributária

Com esta proposta, a Prefeitura pretende atualizar a legislação de tributos municipais, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis). Também são previstas mudanças nas normas de isenção de IPTU para aposentados e pensionistas e uma atualização na COSIP (Contribuição de Serviço de Iluminação Pública).

Outro ponto previsto pela matéria é a criação do FEMATF (Fundo Especial para a Modernização da Administração Tributária e da Administração Fazendária), que estará vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda e busca garantir o aprimoramento das atividades prestadas pela Administração Tributária e Fazendária com investimentos em equipamentos e qualificação profissional para os servidores.

Participação e transmissão

Cidadãos interessados podem participar da audiência por videoconferência. Para isso, é só inscrever-se neste link ou enviar sugestões por meio do formulário disponível aqui.

A audiência será transmitida, ao vivo, pelo Portal da Câmara, por meio do Auditório Prestes Maia disponível em Auditórios Online, ou pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal da Câmara no YouTube.

Serviço:

Audiência Pública virtual da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Tema: PL 685/2021 – dispõe sobre Planta Genérica de Valores e alterações na legislação tributária municipal

Data: 25/10

Horário: 10h

Local: Auditório Virtual – Prestes Maia

Informações: ccj@saopaulo.sp.leg.br

FONTE: Câmara Municipal de São Paulo – Por Beatriz Damasceno

 

 

 

Receba nossas newsletters
Categorias