Telefone: (11) 3578-8624

REPERCUSSÃO GERAL – IMUNIDADE DE ICMS EM EXPORTAÇÃO NÃO ABRANGE TODA CADEIA PRODUTIVA, DECIDE STF

10 de agosto de 2020

Operações anteriores à exportação estão sujeitas à incidência de ICMS.

Operações ou prestações anteriores à exportação não estão imunes à incidência de ICMS. Essa foi a tese fixada pelo STF, em julgamento de recurso especial pelo Plenário virtual, em sede de repercussão geral.

A Constituição prevê imunidade de ICMS sobre “operações que destinem mercadorias para o exterior” (artigo 155, parágrafo 2ª, inciso X, “a”). Mas assegura a “manutenção e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operações e prestações anteriores”.

Assim, ao negar provimento ao recurso, o relator do caso, ministro Dias Toffoli, entendeu que a imunidade não abrange toda a cadeia produtiva do bem exportado. Operações anteriores à venda do produto ao exterior, como compra e venda de matéria-prima, está sujeita a essa tributação.

Foi fixada a seguinte tese para o tema 475:

“A imunidade a que se refere o art. 155, § 2º, X, “a”, da CF não alcança operações ou prestações anteriores à operação de exportação”.

Toffoli foi acompanhado por oito ministros. Divergiram os ministros Marco Aurélio Mello e Luiz Edson Fachin.

RE 754.917

FONTE: Conjur

Receba nossas newsletters