Telefone: (11) 3578-8624

AM PRORROGA PRAZO PARA CORREÇÃO DE CRÉDITOS DE ICMS NA EFD

26 de junho de 2025

Contribuintes com inconsistências na EFD têm até 15 de julho de 2025 para retificar informações e evitar autuações da Sefaz/AM.

A Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM) prorrogou o prazo para que contribuintes do ICMS realizem, de forma voluntária, a correção de inconsistências nas informações prestadas por meio da Escrituração Fiscal Digital (EFD). A nova data-limite para regularização é 15 de julho de 2025.

A medida se aplica a inconsistências que ainda não tenham ultrapassado o prazo decadencial previsto no § 4º do artigo 150 do Código Tributário Nacional (CTN). O objetivo da prorrogação é oportunizar a autorregularização e evitar a abertura de procedimentos fiscais por parte do Fisco estadual.

Segundo a Sefaz/AM, a decisão foi motivada, entre outros fatores, pelo avanço da reforma tributária e a consequente necessidade de homologação dos saldos credores acumulados, que podem ser afetados pela mudança no sistema de arrecadação.

Principais inconsistências encontradas

A equipe técnica da Sefaz identificou uma série de falhas nas EFDs já entregues pelos contribuintes, que podem gerar crédito indevido ou impactar negativamente a arrecadação estadual. Entre os erros mais frequentes estão:

  • Transferência indevida de saldo credor acumulado entre períodos, com valores superiores ao permitido;
  • Aproveitamento irregular de créditos sobre mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária;
  • Crédito de ICMS sobre aquisições destinadas ao uso ou consumo próprio, que não geram direito a creditamento;
  • Lançamentos que não respeitam a legislação vigente sobre aproveitamento de crédito fiscal.

Essas inconsistências, caso não sejam corrigidas, poderão resultar na lavratura de Auto de Infração e demais sanções previstas na legislação tributária.

Como regularizar a EFD

A Sefaz/AM orienta que os contribuintes realizem a correção diretamente no ambiente da Escrituração Fiscal Digital. Não é necessário comparecimento presencial à secretaria — basta retificar a EFD com as informações ajustadas e reenviá-la eletronicamente.

O novo arquivo será processado automaticamente pelo sistema da Sefaz, substituindo a versão anterior e atualizando os dados na base fiscal do contribuinte.

Riscos para quem não se autorregularizar

Contribuintes que não promoverem a retificação dentro do prazo estipulado poderão ser formalmente notificados para apresentar esclarecimentos quanto às divergências detectadas. A não comprovação da regularidade poderá acarretar:

  • Abertura de procedimento de fiscalização;
  • Multas por infração à legislação tributária;
  • Cobrança dos valores de crédito indevido, acrescidos de juros e penalidades.

A Sefaz/AM reforça que a autorregularização é a forma mais eficiente de evitar esses desdobramentos, além de demonstrar boa-fé e compromisso com a conformidade fiscal.

Canal para dúvidas

Para esclarecimentos adicionais sobre a retificação da EFD ou detalhes sobre os erros identificados, os contribuintes podem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail: efd@sefaz.am.gov.br.

FONTE: CONTÁBEIS – POR JULIANA MORATTO

 

 

 

Receba nossas newsletters