Telefone: (11) 3578-8624

FUNDAÇÃO IFRS PUBLICA RESULTADOS DE CONSULTA PÚBLICA SOBRE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E BUSCA NOVAS SUGESTÕES PARA ATUALIZA ESTATUTO

10 de maio de 2021

A minuta de alteração no estatuto para comportar o novo board recebe comentários até o dia 29 de julho.

A Fundação IFRS, organização responsável pela direção estratégica, supervisão e governança do International Accounting Standards Board (Iasb), publicou um resumo das respostas à consulta pública sobre Relatórios de Sustentabilidade. Os resultados indicam uma crescente e urgente demanda por padrões globais e amplo apoio para a criação de um novo Conselho de Normas de Sustentabilidade dentro da estrutura de governança da Fundação. Lançada em setembro de 2020, a audiência pública recebeu 577 sugestões de organizações e pessoas físicas de diversos países.

Em dezembro, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) enviou uma carta-comentário parabenizando a iniciativa. “Acreditamos que há uma necessidade urgente de padrões de sustentabilidade, a serem emitidos pela Fundação IFRS, por meio da criação de um conselho específico, que deve ter representação adequada, boa governança, financiamento por várias partes interessadas e não deve se limitar a questões de mudanças climáticas, mas, sim, abranger questões ambientais, sociais e governamentais”, diz o documento. Conheça o conteúdo na íntegra.

Em nota, os curadores afirmam ter reconhecido e apreciado as recentes declarações de apoio a um novo Conselho de Sustentabilidade do Financial Stability Board (FSB) e da International Organization of Securities Commissions (IOSCO). A decisão sobre a criação do Conselho de Padrões de Sustentabilidade será divulgada antes da conferência COP26 das Nações Unidas, em novembro de 2021.

Propostas de alteração no Estatuto

Com objetivo de potencializar um novo Conselho de Normas Internacionais de Sustentabilidade (ISSB, na sigla em inglês) dentro da estrutura de sua Governança Corporativa, a Fundação IFRS disponibilizou uma minuta de alteração em seu próprio Estatuto em audiência pública até o dia 29 de julho de 2021. Para enviar as propostas de emendas, incluindo as revisões dos objetivos da Fundação e dos arranjos institucionais para o ISSB, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CRC – Por Amanda Oliveira

Receba nossas newsletters
Categorias