Sistema inteligente será pilar da Reforma Tributária
Tecnologia na veia. Essa é a melhor definição para o split payment, uma das medidas mais relevantes da Reforma Tributária. Na prática, o split payment foi criado para reduzir a sonegação e a fraude. “O split payment será 100% tecnologia. A receita diz que será um sistema inteligente. Na prática, ele vai deduzir, por meio de uma instituição de pagamento, os impostos IBS e CBS a serem pagos. Mas temos de ver como será na prática”, detalha a advogada da TozziniFreire Advogados, Fernanda Pazello, ao participar de um debate sobre o tema no SAP NOW 2024, realizado em São Paulo.
Para a especialista, a reforma tributária tem tudo para tornar o Brasil mais justo, mais eficiente e mais simples do ponto de vista tributário, mas ela admite que em um primeiro momento, vai complicar e bastante para as empresas. “A convivência de dois sistemas por um período de 10 anos é bastante complexa. E as empresas precisam estar atentas. A transição vai começar no dia 01 de janeiro de 2026. Não vejo espaço para adiamentos nem interesse”, detalha.
Fernanda Pazello observa ainda que os prestadores de serviços são, hoje, numa primeira medida, os mais prejudicados com a reforma tributária.
FONTE: CONVERGÊNCIA DIGITAL – POR ANA PAULA LOBO