Implementação começa gradativamente a partir de 2026.
A reforma tributária, cujo texto-base da regulamentação foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue ao Senado, começa a ser implementada gradativamente a partir de 2026. Em 2033, estará totalmente em vigor.
Mas, afinal, o que é a Reforma Tributária?
O projeto de regulamentação da reforma — que depois de aprovado na Câmara segue ao Senado — detalha a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) — que reúne ICMS e ISS — e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), referente a PIS/Cofins e IPI. Juntos, eles formarão o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
O novo sistema, por sua vez, vai simplificar os impostos. Além disso, vai dar mais transparência aos tributos que hoje são pagos pelo brasileiro. É previsto que a forma de cobrança de impostos anterior à reforma seja completamente extinta em 2033, quando todas as alterações estarão totalmente em vigor.
Veja outras mudanças trazidas pelo projeto de regulamentação da reforma tributária
Várias mudanças na cobrança de impostos são previstas pelo projeto de regulamentação da reforma tributária. Um dos pontos principais se refere à cesta básica, que terá alíquota zero para produtos como carne, queijo e sal.
Além disso, o projeto de regulamentação da reforma tributária também:
FONTE: VALOR ECONÔMICO – POR VICTORIA NOGUEIRA ROSA – SÃO PAULO