A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) escolheu nesta 6ª feira (23.jan.2026) quem serão seus 13 representantes no Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
O Portal da Reforma Tributária teve acesso à relação das autoridades. Leia abaixo, em ordem alfabética:
A escolha foi realizada em assembleia extraordinária durante a manhã. Só 2 secretários não são de capitais: Aurílio Caiado (Campinas) e Henrique Valentim (Serra).
Além dos titulares, também foram escolhidos os suplentes –estes são nomes técnicos e não necessariamente são secretários de Fazenda. São importantes porque costumam participar das reuniões e definições sobre os rumos do IBS.
Leia a relação na lista abaixo:

As autoridades acima não assumem os cargos automaticamente. Ainda faltam alguns processos burocráticos, segundo apurou o Portal.
Na prática, quase metade dos integrantes do Conselho Superior por parte das cidades já está definida. São 27 membros ligados aos prefeitos.
Falta eleger os 14 nomes da CNM (Confederação Nacional de Municípios). A assembleia da entidade para eleger os seus representantes está marcada para 3ª feira (27.jan).
A FNP confirmou os nomes eleitos para o Comitê Gestor em comunicado depois da publicação desta notícia.
O COMITÊ GESTOR
O Comitê tem 7 instâncias organizacionais:
A mais relevante é o Conselho Superior. Serão 54 integrantes: 27 dos estados e outros 27 dos municípios.
Os nomes indicados pelos governadores serão os secretários de Fazenda, Finanças ou Economia da unidade da Federação.
Os critérios para integrar o Conselho Superior como município são mais amplos. É necessário cumprir ao menos uma das exigências abaixo:

FONTE: PORTAL DA REFORMA TRIBUTÁRIA – POR DOUGLAS RODRIGUES E GABRIEL BENEVIDES – DE BRASÍLIA