O portal reúne legislação, manuais, notícias e responde à principal dúvida do contribuinte: “O que preciso saber para a transição em 2026?”
A Receita Federal reforçou em seu site, nesta quinta-feira (18/12), a importância da página oficial sobre a Reforma Tributária do Consumo como canal centralizador de informações. Com o objetivo de manter contribuintes, empresas e a sociedade atualizados, o portal foi ampliado com novos conteúdos e ferramentas voltados para a transição que se inicia em janeiro de 2026. A página continua sendo a resposta definitiva para uma das perguntas mais frequentes da população: “2026 está chegando, onde eu encontro informações confiáveis sobre a Reforma Tributária?” Com as recentes atualizações, o portal se consolida como fonte primária e completa para consulta, garantindo que todos tenham acesso a dados oficiais.
A seção Orientações para 2026 foi fortalecida e merece atenção especial. Nela, os contribuintes encontram um guia claro e atualizado sobre as primeiras obrigações que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, incluindo:
Painel Interativo do Projeto Piloto
Como parte do compromisso com a transparência, uma das principais novidades é a inclusão do Painel de Registros de Operações de Consumo na subpágina sobre o Piloto da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Essa ferramenta inovadora permite que qualquer cidadão visualize os avanços dos testes em ambiente de produção restrita, exibindo dados como:
Conteúdo Centralizado e Atual
A página continua organizada em seções intuitivas para facilitar a consulta:
O portal também segue sendo o ponto de acesso para as últimas notícias e para a galeria com todos os vídeos sobre o tema.
Com informações do Ministério da Fazenda
FONTE: FENACON – POR FERNANDO OLIVAN