Telefone: (11) 3578-8624

REFORMA TRIBUTÁRIA: PUBLICADO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO CONTRIBUINTE DA NFAG COM INCLUSÃO DOS CAMPOS E REGRAS DE VALIDAÇÃO

31 de outubro de 2025

Manual da NFAg ganha novas orientações e campos para adequação à Reforma Tributária do Consumo.

Já está disponível no Portal da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) o Manual de Orientação do Contribuinte com os Padrões Técnicos de Comunicação da Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg) – Versão 1.00b com as orintações e inclusões dos campos e das regras de validação referentes à Reforma Tributária do Consumo.

O manual tem por objetivo a definição das especificações e critérios técnicos necessários para a integração entre os sistemas das administrações tributárias e os sistemas das empresas emissoras da Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (NFAg). Também foi liberado o Anexo I – Leiaute e Regras de Validação da NFAg.

O manual traz, entre outros, os seguinte ajustes:

  • Ajuste em RV´s de cálculo de valores nos itens;
  • Aumento do idLigacao para 20 caracteres;
  • Regras do PAA.

Grupo E-1: Validações do PAA

# Regra de Validação Aplic. cStat Efeito Mensagem
PAA01 Se o grupo de informações do Provedor de Assinatura e Autorização estiver informado (grupo: infPAA), o CNPJ do PAA deve ser válido (zeros, DV) Obrig. 909 Rej. Rejeição: CNPJ do PAA inválido
PAA03 Se o grupo de informações do Provedor de Assinatura e Autorização estiver informado (grupo: infPAA):

Verificar se o Emitente (tag: CNPJ/CPF grupo emit) possui vínculo ativo com o PAA (tag: CNPJPAA).

Obrig. 912 Rej. Rejeição: Emitente não associado ao PAA
Observações No credenciamento das empresas emissoras poderá ser indicado quais CNPJs estão autorizados a atuarem como PAA em emissão de faturamento conjunto.        
PAA05 Se o grupo de informações do Provedor de Assinatura e Autorização estiver informado (grupo: infPAA) o CNPJ do certificado de assinatura deve ser igual ao CNPJ do PAA.   915 Rej. Rejeição: Emissão por PAA deve ser assinada pelo CNPJ do Provedor de Assinatura

As novidades já serão implementadas em homologação em novembro deste ano e entram em produção já em dezembro.

NFAg e DANFAg

A Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (NFAg) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo ambiente nacional da NFAg.

Já o Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica (DANFAg) é um documento auxiliar impresso em papel.

Tanto o Manual quanto o Anexo I podem ser acessados e baixados por aqui.

FONTE: CONTÁBEIS – POR IZABELLA MIRANDA

 

 

Receba nossas newsletters