Telefone: (11) 3578-8624

VEÍCULOS ELÉTRICOS SÃO MANTIDOS NO IMPOSTO SELETIVO E ARMAS FICAM DE FORA

11 de julho de 2024

Relator do projeto principal da regulamentação da reforma tributária teria mantido os caminhões de fora dessa lista, em função, de sua importância para a cadeia produtiva

O relator do projeto principal da regulamentação da reforma tributária, Reginaldo Lopes (PT-MG), decidiu manter os veículos elétricos na lista de produtos submetidos ao imposto seletivo, apesar das polêmicas em torno do assunto. O tributo foi criado pela reforma para desestimular o consumo de bens e serviços que fazem mal à saúde e ao ambiente.

Os caminhões, por sua vez, ficaram de fora dessa lista, em função, de acordo com fontes, de sua importância para a cadeia produtiva. A sua eventual inclusão poderia acarretar aumento de preços de diversos produtos.

O imposto do pecado também incidirá sobre concursos de prognósticos (loterias, apostas e sorteios), “fantasy games” (em que o jogador simula uma equipe esportiva e ganha ou perde em cima dos resultados no mundo real), aeronaves, embarcações, cigarros e bebidas alcóolicas.

As armas ficaram de fora do imposto seletivo apesar das pressões pela inclusão.

FONTE: VALOR ECONÔMICO – POR MARCELO RIBEIRO – BRASÍLIA

Receba nossas newsletters