Ministro da Fazenda fez a declaração ao ser questionado sobre fala de Arthur Lira de que seria “quase impossível” aumentar a tributação sobre JCP e sobre a CSLL, ambas propostas pela Fazenda.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a proposta do governo de aumentar a tributação do Juros sobre Capital Próprio (JCP) de 15% para 20% está “mais tranquila”, porque “faz tempo que isso está para ser corrigido e há setores que entendem que essa distorção precisa ser corrigida”.
A declaração foi dada pelo ministro na manhã desta terça-feira (3), após ele ser questionado sobre a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PPAL), de que seria “quase impossível” aumentar a tributação sobre JCP e sobre a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambas propostas pela Fazenda para ajudar a alcançar o déficit zero em 2025.
Em relação à CSLL, o ministro afirmou que vai discutir o tema depois de ter maior clareza sobre qual será a arrecadação com as medidas de compensação da folha de pagamento contidas no relatório do senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado.
Ele disse que a arrecadação com a atualização de bens imóveis pode surpreender, sinalizando que isso poderia reduzir a necessidade de aumento da CSLL em 2 pontos percentuais para bancos e em 1 ponto percentual para as demais empresas.
FONTE: VALOR ECONÔMICO – POR JÉSSICA SANT’ANA — BRASÍLIA