Telefone: (11) 3578-8624

RECEITA LIBERA A VERSÃO 5.1.1 DO PGE DA EFD CONTRIBUIÇÕES

4 de abril de 2024

Confira as novidades da nova versão da EFD Contribuições.

A Receita Federal disponibilizou, nesta terça-feira (2), a versão 5.1.1 do Programa Gerador da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita (EFD-Contribuições).

Para esta versão 5.1.1 é recomendado fazer a cópia de segurança de todas as escriturações contidas na base de dados, antes mesmo de instalar uma nova versão do sistema.

Além disso, é ainda possível efetuar a nova instalação em uma pasta distinta da atual e, neste último caso, as escriturações que já foram registradas não serão acessíveis diretamente pela nova versão do sistema.

Devido ao acesso direto desses registros, é necessário que o usuário efetue o acesso através da pasta de instalação antiga.

Vale destacar que essa nova versão será de uso obrigatório a partir do dia 15 de abril e os PGE versões 5.0.2 e 5.1.0 deixarão de transmitir escriturações a partir dessa mesma data.

Com base nesse cenário, os contribuintes que criaram ou importaram a escrituração nas versões 5.0.2 e 5.1.0 deverão fazer a importação da escrituração e, em seguida, importar novamente, editar, validar, assinar e transmitir nessa nova versão.

Um outro ponto importante a ser mencionado é que, caso seja usado algum arquivo de escrituração assinado em versões anteriores do PGE, essa assinatura deverá ser removida previamente para a importação na versão 5.1.1.

Download

A versão 5.1.1 do PGE EFD Contribuições versão Java, pode ser usada nos seguintes sistemas operacionais listados abaixo, desde que sejam obedecidas às seguintes regras:

1) A Máquina Virtual Java está embutida na aplicação e será instalada juntamente com ela, por compatibilidade de versões;

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

Para dispositivos Windows

EFDContribuicoes_w32-5.1.1.exe

Para dispositivo Linux (32 bits)

EFDContribuicoes_linux_x86-5.1.1.jar

Para dispositivo Linux (64 bits)

EFDContribuicoes_linux_x64-5.1.1.jar

A respeito dos programas antivírus instalados no computador, poderá haver alguns conflitos na execução do PGE e, neste caso, o usuário deve observar as orientações da EFD-Contribuições.

Outra recomendação é que o usuário faça um backup periódico das escriturações existentes no PGE para assim fazer a exclusão, já que o desempenho do programa pode ficar comprometido ou até mesmo lento com excesso de escriturações.

Da mesma forma, a orientação também é fazer um backup completo das escriturações armazenadas no PGE, para assim evitar a perda de dados.

FONTE: CONTÁBEIS – POR LÍVIA MACARIO

 

Receba nossas newsletters
Categorias