Telefone: (11) 3578-8624

EQUIPE ECONÔMICA DEVE FECHAR REDUÇÃO DE IPI EM 33%

21 de março de 2022

Decisão foi tomada na noite de sexta-feira após reunião do ministro com a equipe econômica.

A redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) será de 33%. O martelo foi batido após reunião de Guedes com o secretário do Tesouro, Esteves Colnago, e outros integrantes da equipe econômica na noite de sexta-feira (18/3).

O plano inicial do governo federal, anunciado no fim de fevereiro, era diminuir a alíquota do imposto em 25%. Ontem de manhã, Guedes disse em um evento em Fortaleza que a redução poderia chegar até 35%. A mudança de percentual pretendida era essa, mas foi ajustada após serem feitos os cálculos.

A medida diminui o imposto cobrado sobre produtos como carros, geladeiras e outros eletrodomésticos da chamada linha branca.

Na época em que a medida foi publicada no Diário Oficial, o Ministério da Economia justificou a decisão dizendo em nota que “a redução do IPI se soma às medidas de incentivo à retomada da economia e à ampliação da produtividade que estão em curso no país, contribuindo para a dinamização da produção e, consequentemente, da geração de empregos e renda”.

FONTE: Metrópoles. Por Guilherme Amado

Receba nossas newsletters