Telefone: (11) 3578-8624

STF: ESTADOS PEDEM QUE DECISÃO PARA REDUZIR ICMS DAS CONTAS DE LUZ E TELEFONE COMECE A VALER EM 2024

25 de novembro de 2021

Comsefaz enviou carta aos ministros após decisão proferida na segunda-feira.

Os Estados querem que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para reduzir o ICMS das contas de luz, telefone e internet comece a valer somente a partir de 2024. Dizem que, desta forma, ficaria alinhada aos Planos Plurianuais (PPAs).

Esses planos preveem metas e programas que serão desenvolvidos num período de quatro anos e levam em consideração a previsão de receita para esse prazo. Se inicia sempre no último ano de mandato governamental e tem vigência por mais três anos no mandato seguinte.

“Caso não seja possível a modulação, todos os PPAs aprovados em 2020, com vigência a partir deste ano, e válidos até 2024, restarão inviabilizados”, consta em carta enviada aos ministros pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz).

A decisão proferida na segunda-feira pelos ministros do STF é considerada como uma bomba fiscal. As tributações sobre energia elétrica e comunicações são as que mais geram arrecadação para os Estados – juntamente com os combustíveis. São estimados R$ 26,7 bilhões em perdas por ano.

FONTE: Valor Econômico – Por Joice Bacelo

Receba nossas newsletters
Categorias